segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Celebração da vida


Celebrar é tornar célebre, valorizar o momentos de nossa vida em agradecimento pela ação salvifica de Deus . Quando a catequese é marcada por práticas celebrativas naturalmente as crianças são conduzidas às celebrações litúrgicas  maiores de nossa comunidade.
Neste ano a Catequese Santo Antônio vem com uma proposta de tornar a catequese mais celebrativa. Então, durante o ano, um sábado do mês é reservado a Celebração, onde os catequizandos de todas as turmas se reuniam para celebrar. Vários foram os motivos para celebrar e no mês de Outubro o motivo da celebração foi a vida de todas as crianças da catequese.
Então realizamos uma festa de aniversário para todas as crianças. Foi um momento muito alegre e vou contar como foram os detalhes:


Celebração da vida
Objetivo: A vida é um dom de Deus que devemos celebrar todos os dias. No mês de outubro a nossa celebração é para celebrar a vida de todas as crianças, conscientizando as mesmas que desde quando elas estavam no ventre de suas mães Deus já cuidava delas e caminha com elas por toda a sua vida. Aproveitamos a oportunidade para cantar parabéns para as crianças e os catequistas do Núcleo Santo Antônio.


(Um sábado antes  foi entregue convites para as crianças convidando elas para uma festa de aniversário surpresa. Ornamentar o ambiente como se fosse uma festa de aniversário com balões,painel, chapeuzinho de aniversário, mesa com bolo.)
Acolhida- As crianças foram acolhidas com carinho para aquele momento de celebração
                                                                                                                                 
Estamos reunidos para celebrar uma festa de aniversário. Quem será este aniversariante?
Quando nos reunimos para participar de uma festa de aniversário estamos celebrando a vida daquela pessoa, pois a vida é um belo presente que Deus nos deu. Vamos convidar Deus-Pai, Filho e Espírito Santo para participar desta festa.
Música: Abra os braços pro Senhor (Cantores de Deus)




Criação do mundo- Avental da criação
(Relembrar a Criação do mundo como sinal de carinho de Deus para o homem que fez um lindo mundo para que nós pudéssemos habitar)

Música: O Papai do céu –CD Um lugar bem legal (Cantinho da Criança)
O mundo já estava pronto. Agora era hora de Deus fazer o homem (pegar massa de modelar) então Deus pegou o barro e foi modelando, modelando e Deus criou a sua mais bela obra-prima que foi o homem e a primeira mulher. E o coração de Deus ficou tão feliz que foi criando mais e mais obras primas. (ir mostrando as fotos de algumas crianças da catequese).



Deus nos ama tanto que desde a barriga da mamãe Deus cuida e já nos conhece e o que é melhor nos ama. Deus quis que nos nascêssemos e nos deu um primeiro lar que foi a barriga da mãezinha. E lá dentro quando a gente estava sendo formado Deus já olhava por nós. Era ele que estava fazendo cada detalhe de nós (cor dos cabelos, dos olhos, a nossa cor do cabelo)
Coreografia: Deste que eu estava na Barriga da Mãezinha – CD Cantinho da Criança
O dia do nosso aniversário é um dia muito feliz para nossos pais, para nossos irmãos, parente e principalmente para Deus. Nascemos um bebezinho e tivemos cuidados especiais (perguntar as crianças que cuidados são estes). Dependiamos dos adultos. Assim como uma mãe cuida do filho Deus cuida de nós também e nós dependemos dele para ser feliz.


Palavra de Deus- Salmo 139 – (As crianças irão proclamar este Salmo através de cartazes ilustrados)

Música: Aos olhos do Pai - CD Diante do trono Infantil

Peça: Deus me ama como sou



Revelação do aniversariante: Ao final o catequista revela que o aniversariante desta festa é cada criança da catequese. A vida é presente que Deus nos deu por isso vamos louvar a Ele por nossas vidas.


Fazer um momento de oração agradecendo pelo dom da vida e cantar parabéns para todas as crianças da catequese.


Nenhum comentário:

Postar um comentário