terça-feira, 29 de novembro de 2011

Jesus sobe ao céu e nos dá uma ordem



Símbolo do encontro: microfone



Acolhida (assentados)

Acolher as crianças que estão chegando neste dia na catequese e relembrar o compromisso da semana.

Oração inicial: Senhor Jesus, nossa luz e salvação, queremos neste encontro renovar o desejo de ser discípulos teus e partilhar tua missão. Faze-nos dóceis ao Espirito Santo e dá-nos a graça de sermos fiéis aos teus ensinamentos. Amém.

Motivação: Levar figuras que retratam fatos da vida de Cristo que foram meditados com os catequizandos nos encontros anteriores( nascimento, milagres, parábolas, morte, ressurreição de Cristo etc). Cada criança irá ficar com uma figura de um fato da vida de Cristo e terá dez segundos para falar o que sabem sobre este fato da vida de Cristo. Para isso eles terão que usar o microfone do anúncio.

(Providenciar um microfone que será usado para os catequizandos falarem sobre os fatos da vida de Jesus)


Mesa da Palavra (em pé em volta da mesa da Palavra)

Texto bíblico: Mateus 28,16-20

  • Sinal da Cruz
  • Acendimento da vela
  • Leitura do texto bíblico

( A leitura deve ser lida no mínimo duas vezes, uma por um catequizando a segunda pelo catequista. Se houver necessidade pode ser lida uma terceira vez)

Ao redor da mesa da Palavra

Texto: A reconstrução do texto será feita da seguinte forma: o catequista irá levar uma caixa com algumas  palavras. O catequista irá retirando estas palavras da caixa e para as palavras que tenham no texto as crianças irão bater palmas e para as que não tenham no texto as crianças irão bater o pé. Após isso o catequista irá perguntar aos catequizandos em que momento as palavras que elas bateram palmas aparecem no texto.

Sugestão de palavras: Galiléia- Jerusalém- monte- mar- céu e terra- inferno- discípulos- batizando- casando- ressurreição- Pai, Filho e Espírito Santo- fim do mundo

Contexto: Jesus viveu durante 33 anos nesta terra, proclamando a Boa-Nova e ensinando como deveríamos fazer para vivermos esta boa notícia. Mas agora é chegado o momento de voltar ao Pai. Jesus chama os discipulos em uma montanha e sobe aos céus... mas antes dá uma ordem "Ide por todo o mundo pregai o Evangelho e batizai em nome do Pai, do filho e do Espirito Santo".

Pretexto: Para sermos discípulos de Jesus é preciso seguir a Jesus e fazer o que Ele fez. Através de nosso batismo somos chamados a ser parte da Igreja de Cristo- a sermos cristãos. Somos chamados também por Jesus a sermos missionários e a anunciarmos Jesus para todos. Nesta missão quem nos ajuda é o próprio Jesus:quando Ele sobe aos céus Jesus fala que não nos abandonaria, ficaria cocosco até os fins ds tempos.

Compromisso da semana: A ordem de Jesus é que sejamos seus discipulos anunciadores da Boa-Nova. Nesta semana você vai falar de Jesus a todas as pessoas e em todos os lugares.


(Catequista irá entregar para os catequizandos a pulseira do anúncio que o lembrará da missão de anunciar a Jesus. O catequizando ficará com esta pulseira durante uma semana e no próximo encontro irá falar o que ele falou sobre Jesus às pessoas)

 Oração final

No momento da oração o catequista irá ler com as crianças a Renovação das Promessas de Batismo. Após ler a renovação das Promessas de Batismo o catequista irá fazer uma oração espontânea  que leve o catequizando a reafirmar o seu compromisso de seguir e anunciar a Jesus.

(Este encontro foi aplicado na turma de Eucaristia Encontro com Cristo-2ª etapa pelas catequistas Jacqueline e Luzia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário