quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Um novo perfil de catequista: catequista mistagogo

Ultimamente vem sendo bastante utilizada no estudo de catequese, da liturgia e da teologia a palavra "mistagogia". Mas afinal de contas o que é Mistagogia?
Mistagogia é uma palavra derivada do grego que quer dizer ação de guiar para dentro do mistério.Portanto, mistagogo é a pessoa que realiza a mistagogia, que conduz para dentro do mistério.


 
Uma catequese que se renova em seus métodos com o objetivo de levar os catequizandos a ter um contato vivo e pessoal com Jesus ressuscitado exige também uma renovação no perfil do catequista: hoje não basta ser pedagogo é necessário também ser mistagogo.Hoje o catequista tem a missão dupla de transmitir o ensinamento e conduzir o catequizando no  mistério da fé.
Neste processo de iniciar no mistério ,catequizando e catequista, interagem permanentemente, crescendo e aprendendo a fé em direção a Pessoa de Cristo, que se manifesta de muitos modos, impulsionando a caminhar com Ele na construção do Reino de Deus.
Jesus é o mistagogo por excelência, Ele é a referência para o catequista. Na pessoa de Jesus encontramos três características centrais que marcam a vida e a missão do catequista mistagogo:

A presença de Deus revelado entre nós na Pessoa de Jesus;
A pedagogia com qual conduz e acompanha o iniciante;
Experiência mística.


A mistagogia é um caminho que requer e pede um acompanhamento pessoal. Essa relação precisa ser construída com amor, paciência, respeito e comprometimento a fim de orientar as pessoas a Iniciação a fé. Não é simplesmente uma tarefa a ser cumprida e tão pouco uma apresentação teorica da doutrina mas sim uma experiência pessoal e comunitária de fé.

Ao contemplarmos Jesus de Nazaré, o Cristo da nossa fé, nos empenhemos em fazer uma Catequese que conduz ao mistério que é Deus, pois o mistério de Deus se revela na humanidade, se faz um conosco, entra na história e , a partir de dentro,  a conduz a seu sentido pleno.

2 comentários: