domingo, 20 de novembro de 2011

Os discípulos de Emaús

 Símbolo do encontro: pés feitos de cartolina (um para cada catequizando)



 Acolhida(assentados):

Acolher os catequizandos com carinho e conversar como foi a semana e o texto bíblico refletido no último encontro.

Oração inicial: Jesus, que caminha conosco nas estradas da vida como em Emaús pedimos que tu estejas bem presente neste encontro para abrir nossos olhos e fazer nosso coração arder quando tu nos explicas as Escrituras Sagradas. Ensina-nos o caminho do Evangelho. Amém.

Motivação:

 Fazer um caminho e neste caminho colocar pedras, flores e uma venda para os olhos. Pedir aos catequizandos que organizem estes objetos no caminho de acordo com critérios estabelecidos por eles.

Após organizar os objetos no caminho revelar aos catequizandos que este caminho representa a vida deles. Perguntar na vida deles o que seria as  flores e as pedras e qual seria o sentido da venda dos olhos e motivá-los a falarem .

( Neste momento os catequizandos foram relatando momentos alegres que seriam as flores e momentos tristes que seriam as pedras)

No encontro de hoje iremos ver dois discípulos que também tiveram pedras, flores e a venda em seu caminho. Mas o que será que aconteceu? É o que iremos meditar no Evangelho de hoje.

  Mesa da Palavra (em pé ao redor da mesa da Palavra):

  • Sinal da Cruz
  • Acendimento da vela
  • Proclamação do Evangelho: Lucas 24,13 a 35

 Ao redor da mesa da Palavra (assentados):

Texto: O catequista releu o texto realizando uma leitura dialogada com os catequizandos destacando trechos mais importantes.

Contexto: Os discipulos estavam tristes, seu Mestre amado havia morrido... a esperança no Messias havia acabado. Então esses dois homens encontram com um homem misterioso no caminho que no momento que começa a falar das Escrituras faz seus corações arderem. Quem será este homem que mexe com os corações? Este mistério é revelado no momento da Partilha do pão. Este homem é Jesus, que ressuscitou.

Pretexto: Jesus é aquele que está presente em todos os momentos da nossa vida: sejam nos momentos alegres e também nos momentos tristes.
O catequista entregou a cada catequizando um coração simbolizando Jesus e foi pedido às crianças que colocassem no caminho  ao lado das situações tristes de sua vida(representado pelas pedras)  este coração, mostrando a elas que nestes momentos de tristezas Jesus não as abandonam mas premanece sempre com elas.
Neste momento os catequizandos poderam entender o significado da venda: momentos de tristeza, solidão e angustia que impedem de vermos Jesus caminhando conosco.
Os catequizandos poderam entender  que Jesus caminha conosco no caminho da vida e se revela a nós pela Palavra e pela Eucaristia.

Atividade - O catequista pediu aos catequizandos que fizessem uma lista de todas as atividades que eles faziam desde o momento que acordavam até o momento que dormiam . Cada catequizando leu o que faziam durante o dia.
 Após isso o catequista  perguntou qual o tempo que elas dedicavam a Jesus.

(Com esta atividade os catequizandos poderam refletir e chegar a conclusão que Jesus está conosco em todos os momentos de nossa vida: não só nos momentos de oração mas em atividades simples como escovar os dentes até as mais importantes como na missa, nos estudos etc)


 Oração final( em pé ao redor da mesa da Palavra): 

Leitura do Salmo 139  e oração espontânea.

( Este encontro foi  aplicado na turma da Perseverança na fé (11 a 13 anos) pela catequista Flávia)

3 comentários: