domingo, 6 de novembro de 2011

Projeto: Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre- um projeto nascido do coração de Jesus

No ano de 2011 a Catequese Santo Antônio teve a inspiração de colocar Jesus definitivamente no centro da Catequese. Este ano iniciamos em nossa Catequese um projeto intitulado Jesus Cristo: ontem, hoje e sempre. 
Este Projeto nasceu de nosso desejo de anunciar às crianças Jesus, não como um personagem de uma história ou como um Deus que está lá no céu distante.... mas como uma Pessoa que está bem perto e o melhor que nos ama demais. Uma outra motivação para este Projeto foi que nas conversas com nossas crianças na Catequese vimos que elas conheciam mais da vida da Barbie, do Super Homem, do Justin Bieber, da Lady Gaga e não sabiam ou tinham vergonha de falar de Jesus.




Porque falamos que este foi um projeto do coração de Jesus para nós, vou explicar: A motivação inicial deste projeto nasceu no coração de duas catequistas do núcleo (Flávia e Fatinha). Confesso que no começo fiquei um pouco temerosa porque já tinhamos um planejamento  esquematizado em nosso núcleo. Mas Deus foi trabalhando o meu coração e aceitei a vontade Dele e começamos a trabalhar .No início não sabiamos nem por onde começar... mas ai Deus em sua imensa providência permitiu que eu participasse de um encontro, em dezembro de 2010, promovido pela diocese de Caratinga, cujo palestrante foi Pe. Vanildo Paiva. Adivinhe qual foi o assunto: Catequese e Liturgia duas faces da mesmo mistério. Este encontro foi tudo de bom! Deus começou a mostrar a direção para este lindo projeto.
Neste mesmo mês eu fui a Belo Horizonte, para um curso de formação do meu trabalho, então como eu gosto sempre de procurar novidades para a Catequese fui até a Livraria da  Paulinas e encontrei um livro que trazia na prática aquilo que eu vinha buscando para esse projeto: uma forma prática de trabalhar a Leitura orante da Bíblia( este método que eu postei para vocês).
Então em janeiro de 2011 começamos o trabalho para preparar a Catequese Santo Antônio para o novo de Deus em nossa vida: colocamos o Planejamento no papel, determinamos os temas que iríamos trabalhar, reunimos as catequistas do núcleo para a formação, ensinamos na prática  como seria o método da Leitura orante , confeccionamos os materiais liturgicos que iríamos precisar ficou tudo pronto. Mas ainda faltava uma coisa: a benção de Deus.
Foi ai que quando uma catequista (Flávia)  estava em oração na Capela do Santíssimo orando pela catequese, pelos desafios da mudança que iríamos promover  ela  internamente ouviu estas palavras de ordem: "coloque este projeto no papel e venham as coordenadores e se ajoelhem diante de mim que eu mesmo vou abençoar com minhas próprias mãos". E fizemos como o nossa Amado"Jesus" disse: fomos ao Santuário de nossa cidade e consagramos este Projeto a Ele e a Virgem Maria.
Que maravilha é poder dizer: Deus é fiel. E estamos vendo a sua fidelidade em cada encontro de catequese, nos olhares e no sorriso das crianças, no entusiasmo dos catequistas, também nas adversidades - porque nem tudo é flores. Mas nisso tudo sabemos que Jesus está conosco.



Queridas catequistas, não tenham medo de ousar! Busquem em Deus a força para levarem uma catequese que mostre como Jesus é amigo, como Jesus ama a cada um de nós. Sejam neste mundo os braços, os pés, os olhos, a boca e principalmente o coração de Deus Não tenham medo  Jesus está com vocês.

E quanto a nós: Jacqueline, Flávia e Fatinha só podemos expressar o nosso amor e gratidão por sua fidelidade em nossas vidas. Jesus nós te amamos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário