terça-feira, 8 de novembro de 2011

A Ressurreição de Jesus - mais sugestões

Mais algumas sugestões de como falar da Ressurreição de Jesus para os catequizandos




Para as crianças da Iniciação I (4-6 anos) o símbolo do encontro foi o remédio do amor. A catequista colocou no vidro de remédio confetes em forma de coração representando o amor de Cristo.



Remédio do amor de Cristo


Quando estamos dodoi a mamãe em seu amor infinito cuida de nós. Muitas vezes precisamos até mesmo tomar remedinho para sarar. Jesus também teve que nos dá um remedinho muito especial: o remedinho do amor de Jesus.
Estávamos doentinhos com a doença do pecado: estávamos fracos porque tinhamos desobedecido a Deus. Mas ai Jesus viu como estávamos fraquinhos, com febre, com a cabeça doendo... muito doentinhos.
Jesus então foi preparar este remédio eficaz: a salvação. Para preparar este remédio Jesus foi entregue para morrer em uma cruz. Este remédio estava pronto. Mas Jesus ,assim como a nossa mamãe, quis nos dá este remedinho. Então Ele ressuscitou: viveu de novo para nos dá o remédio da Salvação. E você sabe o nome deste remédio: amor. Crianças vocês querem experimentar este remedinho... podemos tomá-lo todos os dias e entender com Jesus nos ama.
( O catequista deverá dá a cada criança uma "pílula do amor de Jesus.)


 Para as crianças da Iniciação III( 8 anos) a motivação do encontro foi os rostinhos do sentimento.


Então apareceu a elas


Foi entregue as crianças rostinhos alegres e rostinhos tristes.

Crianças, temos situações que nos deixam felizes e tem situações que nos deixam muito tristes. Cada um de vocês estão com rostinhos alegres e tristes nas mãos. Vou falando algumas situações e se essa situação traz alegria em seu coração você deverá levantar a plaquinha do rostinho alegre e se a situação trouxer tristeza em seu coração você deve levantar a plaquinha do rostinho triste.
  • Papai e mamãe estão se separando.
  • Minha mãe me levou para passear no parque.
  • Minha mãe disse que me ama.
  • Tirei notas baixas na escola e vou ficar de recuperação.
  • Vovó veio me visitar e me trouxe muitos presentes.
  •  Ganhei um cachorrinho.
  • Emprestei meu brinquedo preferido para meu amigo.
  • Eu desobedeci meus pais.
Motivar as crianças que elas contem situações que as deixam felizes e tristes em sua vida.

Jesus é nosso amigo fiel. Jesus nasceu em Belém, foi criança obediente a seus pais, cresceu e foi falar a Boa-Nova a todas as pessoas. Fez muitos milagres e trouxe muita alegria a todos. Mas um dia por amor a nós Jesus se entregou a morte na cruz para nos salvar. Mas vocês sabem o que aconteceu... isto é que iremos meditar neste encontro sobre a Ressurreição de Jesus.


As crianças leram o texto, reconstruiram o texto utilizando figuras e depois o catequista foi falando fatos alegres e tristes da vida de Jesus e as crianças tiveram que levantar os rostinhos tristes e alegres.




As crianças da Iniciação II (7 anos) reconstruiram o texto utilizando figuras:


Jesus tinha morrido em uma cruz. Todos estavam tristes: Maria a mãe de Jesus, os discípulos e as pessoas que amavam Jesus. Então Nicodemos, amigo de Jesus, colocou Jesus em túmulo que nunca tinha sido usado por ninguém.



Depois que colocaram Jesus no túmulo fecharam o túmulo com uma pedra bem grande para que ninguém roubassem o corpo de Jesus.

( Colocar a figura da pedra na porta do túmulo)

Então no domingo bem cedo as mulheres foram levar perfumes para ungir o corpo de Jesus e mostrar como amavam Jesus.

(Colocar a figura das mulheres ao lado do túmulo)

Então tiveram uma grande surpresa quando viram que a pedra do túmulo havia sido removida. Que susto, pensaram as mulheres. Alguém levou o corpo de Jesus.

(Tirar a figura da pedra da porta do túmulo)

Assustadas e com medo aproximaram do túmulo para ver o que tinha acontecido.

(Aproximar a figura das mulheres próximo ao túmulo)

Então quando se aproximaram não viram o corpo de Jesus, mas viram dois homens com a roupas muito brilhantes. Então eles disseram: Por que procuram entre mortos quem está vivo. Jesus ressuscitou!

(Colocar a figura dos anjos na entrada do túmulo)

Então as mulheres lembraram das palavras de Jesus e disseram: Será que é verdade que Jesus ressuscitou. Então alegres sairam correndo para avisar aos amigos de Jesus que Ele havia ressuscitado.

( Tirar as figuras do anjo e das mulheres indo visitar Jesus e colocar esta figura)





  Sugestão de atividades sobre a Ressurreição














(Atividade retirada do Blog da Tia Alê)


Nenhum comentário:

Postar um comentário