segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Os discípulos de Emaús- mais sugestões

Sugestões de símbolos: para este encontro pode ser usado também como símbolo o caminho, coração, coração com chamas e no centro escrito a palavra Jesus, a Bíblia e o pão(Jesus revelava as Escrituras e partia o pão)



( Quando for escolhido o caminho como símbolo este deve terminar na mesa da Palavra como mostra na figura acima)



  Na turma da Iniciação III(8 anos) a catequista Flávia fez a seguinte dinâmica para as crianças:

Motivação: a catequista pediu para as crianças relatarem situações de sua vida que elas imaginam que Jesus estavam com elas. Será que é somente nos momentos felizes ou nos momentos de oração que Jesus está conosco. E nos momentos de tristeza ou nos momentos que desobedecemos a Deus através de atitudes de pecado será que Deus também está conosco?

Atividade:

Catequista levou alguns objetos em uma sacola:podem ser objetos como tênis, colher, um boné, um livro, um brinquedo, uma escova de dente… etc. Devem ser suficientes elementos para que cada criança pegue um. As crianças devem sentar em círculos e a sacola com os elementos vai passando e eles vão tirando um objeto.
Dizer: Vamos repetir as palavras da Bíblia que são parte da nossa a lição de hoje: Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” Jesus disse essas palavras. É  maravilhoso pensar que Ele está conosco todos os dias em todos os momentos da nossa vida!
Cada catequizando irá tirar um objeto e dizer quando é usado.  Por exemplo: Esta é uma colher que uso nas refeições para comer. Então todas as crianças deverão dizer bem alto: Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”.

( O objetivo desta dinâmica é que as crianças vejam que em todos os momentos Jesus está com elas. Sejam nos momentos de oração, quando escovam o dente e até mesmo em um momento de sofrimento e tristeza. Jesus não nos abandona)

 Na turma de Eucaristia encontro com Cristo 2ª etapa ( Primeira Eucaristia) - no momento do estudo do texto (Ao redor da mesa da Palavra) foi feita uma pequena encenação do texto.O catequista ia lendo o texto e os catequizando iam encenando.









  Outra sugestão para a motivação :

Dizer: Vamos imaginar que estamos fazendo algumas atividades( pedir aos catequizandos que façam os gestos).Imaginemos que acabamos de acordar. Estiquemos os braços para espreguiçar. (fazer o movimento) Vamos vestir a roupa e o calçado. (simule fazer isso).Agora vamos escovar os dentes, lavar o rosto . Vamos nos pentear e vamos para a cozinha sentar e tomar o café da manhã. Tomamos o copo com leite e ahhh o leite está muito quente!!! Então bebemos devagarzinho para não queimar a língua. Jesus está conosco quando tomamos café?Quando acordamos? Sim, Jesus esta com a gente!!!!!
Agora pegamos a mochila para ir à escola e vamos ao ponto do ônibus. Fazemos sinal para ele parar. O ônibus pára, subimos, pagamos a passagem e sentamos no banco. Mas como balança o ônibus. A rua está cheia de buracos. (simular os buracos) O ônibus pára e descemos com muito cuidado para não cair. (simule todos os movimentos) Jesus está conosco quando viajamos de ônibus? Sim, Jesus esta com a gente!!!!!
Voltamos da escola e de tarde vamos para a praça brincar. Caminhamos um pouco e chegamos. Subimos na gangorra. Então agora subimos…. e depois descemos… subimos…. e descemos. Agora subimos no balanço, e balançamos para frente e para atrás…. para frente e para atrás. Jesus está conosco na praça? Sim, ele está conosco!!!
Hoje é um dia muito quente! Faz muito calor! (faça os gestos) Vamos entrar na piscina. Vejamos se a água está fria. Coloquemos primeiro um pé. Ahhh, está muito fria! Entramos devagarzinho. Até chegar com a água na cintura. Brincamos jogando água um no outro. Jesus está conosco na piscina? Sim, Ele está conosco!!
A noite esta chegando! Mamãe mandou a gente para dormir. Deitamos e nos cobrimos com o lençol. Oramos e depois dormimos. Jesus está conosco quando dormimos à noite? Sim, com certeza!
(O catequista devefazer  situações conforme a realidade da sua turminha, lembrando sempre de repetir a idéia de que Jesus esta com eles em todas as situações)

Dizer: Hoje vamos escutar a história de dois homens que eram amigos de Jesus. Nesse dia eles estavam muito tristes. Eles achavam que não veriam Jesus nunca mais porque Ele tinha morrido. Vejamos o que aconteceu com eles. 

 ( A cada encontro realizado no núcleo Santo Antônio iremos postar um encontro completo de uma turma de catequese e mais sugestões que foram aplicadas nas outras turmas em diversos momentos do encontro)


 Sugestões de atividades sobre os discípulos de Emaús



















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário