segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Ressurreição de Jesus- Aleluia Jesus ressuscitou

Símbolo do encontro: vela representando Cristo ressuscitado 



Acolhida (assentados) 

Momento de relembrar o encontro anterior e conversar sobre o compromisso que foi passado a eles;
Momento de fazer uma sondagem para ver o que os catequizandos sabem sobre o tema ressurreição.



Oração inicial: Senhor Jesus, dá-nos sempre teu Espirito de vida, acompanha-nos hoje e ajudá-nos a compreender que tu estás no meio de nós. Ès o crucificado que ressuscitou. Tua Páscoa já é nossa vitória sobre a morte e o mal. Amém

Motivação:

Colocar ao centro a palavra vida e morte. Perguntar aos catequizandos:
  • Quais são as situações de morte em nossa vida e quais são as situaçoes de vida.
  • Na sua opinião o que deve prevalecer: a vida ou a morte?
  • No mundo, nas situações que vemos o que prevalece a vida ou a morte?
No encontro de hoje veremos que Jesus passa pela morte, mas ressuscita. Ele vence a morte e nos dá a vida eterna.







Mesa da Palavra (em pé ao redor da mesa da Palavra)

Texto Bíblico: Lucas 24,1-6

Sinal da Cruz: neste momento é feito lembrança ao batismo. O catequista ou a própria criança traça o sinal da Cruz com água benta na testa, pedindo a luz do Espirito Santo.




Aclamação ao Evangelho: neste momento canta-se um refrão de um canto de aclamação, uma criança escolhida previamente acende a vela .



Texto bíblico: Uma criança previamente escolhida proclama a leitura, depois novamente o catequista lê a palavra destacando os pontos principais da Palavra e se achar necessário um outro catequizando ou todos juntos podem proclamar a Palavra. ápos a proclamação da Palavra todas as crianças beijam a Bíblia em sinal de amor a Palavra.




 Ao redor da mesa(assentados):





  • Texto- Reconstrução do texto
Os catequizando serão divididos em duplas. Cada dupla receberá uma imagem referente a um ponto do texto. As crianças terão que identificar de qual parte do texto trata a figura, ler na Bíblia. Perguntar qual a parte que elas acharam interessante, se tem algum ponto do texto que tocou seu coração e se tem alguma palavra que elas não entendem.




  • Contexto-
Jesus foi morto pelas autoridades da época( doutores da Lei) porque estes tinham medo de perder o poder e a posição social que tinham.Para eles tudo estava resolvido por que Jesus havia morrido. Mas aconteceu algo que mudou toda a vida da humanidade.Bem de madrugada as mulheres foram ao túmulo para ungir Jesus como era costume dos judeus. Mas ao chegar lá tiveram uma grande surpresa- o túmulo  estava vazio. Então ficaram sem saber o que fazer. Viram dois homens com vestes resplandescentes que diz:”Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui Cristo ressuscitou!”



Pretexto-
A fé na ressurreição de Cristo é o centro de nossa religião. Se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é sem fundamento e sem fundamento também é a nossa fé. E porque acreditamos que Jesus morreu é que somos cristãos.
Ser cristão é ser seguidor de Jesus. Para ser verdadeiro cristão não basta somente saber  que Jesus morreu e ressuscitou, mas  devemos fazer o que Jesus fez(amar, perdoar, ser humilde, partilhar, rezar...), assim seremos luz e não trevas na vida das pessoas. Estaremos assim fazendo situações de vida no mundo e não de morte.

Para nós cristãos Jesus é o caminho para ter a vida em abundância neste mundo e vida em plenitude na ressurreição quando seremos acolhidos com amor numa nova dimensão de vida.
(Neste momento o catequista não reflete sozinho, mas ele conduz o encontro de forma com que o catequizando reflita o que está sendo meditado na Palavra- os catequizandos também nos ensina)


Vamos aprender – Profissão de fé
A Oração do Creio resume toda a nossa fé, por isso dizemos que ela é a nossa profissão de fé . Ela é rezada aos domingos em comunidade, quando professamos todos juntos a fé em Deus. Nesta hora ficamos em pé, sinal de que proclamamos de pé, em sinal de professamos a nossa fé com alegria as verdades em que acreditamos.(neste momento o catequista juntamente com o catequizando irá ler cada parte do creio e explicar o que cada parte quer dizer, procurando entender aquilo que se professa)
Compromisso da semana: A cada missa celebrada estamos fazendo memória da paixão, morte e ressurreição. Você participa da missa? O compromisso da semana será você conversar com sua família sobre a ressurreição de Jesus que é o fato mais importante da vida do cristão e que a Páscoa é o maior acontecimento de nossa religião.

Oração final(em pé ao redor da mesa da Palavra):

Pedir aos catequizandos que façam uma oração espontânea agradecendo a Jesus pela vida eterna- por Jesus viver em nosso coração e fazer nossa vida melhor.



(Este encontro foi aplicado pelas catequistas Jacqueline e Luzia na turma Eucaristia Encontro com Cristo 2ª etapa)

2 comentários:

  1. Muito boa a dinâmica do encontro. Com muita clareza objeta os fundamentos de nossa fé.

    ResponderExcluir
  2. achei muito bom vou fazer com minha perceverança

    ResponderExcluir