quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Sugestão de livros para Catequese

O que é bom tem que ser divulgado... Catequese com leitura orante é uma coleção de livros muito boa para quem quer realizar uma catequese voltada para a celebração da Palavra de Deus.

Esta coleção está dividida em 4 livros:
A mesa do pão 1- É uma síntese do Antigo Testamento. As crianças aprendem as noções básicas sobre Deus e Jesus Cristo e conhecem as principais orações cristãs. Há o planejamento da caminhada com o grupo de catequistas e ainda roteiros de encontros com os pais. Ênfase no sacramento do Batismo.

A mesa do pão 2- O livro pretende continuar o processo de iniciar o catequizando na leitura orante da Bíblia. Valoriza o momento da reunião em nome do Senhor, da proclamação e atualização da Palavra, da ação de graças ou louvor e do envio em missão. Torna a catequese celebrativa, o que é muito mais que estudá-la, pois se faz uma experiência de aliança. A mesa do Pão 2  acentua a pessoa de Jesus Cristo como nosso Salvador presente na Eucaristia e na vida do cristão. Revisa o que cada criança já sabe das orações e apresenta outras: ato de contrição e respostas da missa. Ênfase no Sacramento da Eucaristia.

Perseverar na fé-Este livro busca fazer uma leitura de importantes fatos da vida de Cristo que ajudam o cristão a ser sal da terra e luz do mundo, por isso trata mais da vivência cristã e dos sacramentos do Matrimônio e da Ordem. O itinerário, adaptado ao estilo catecumenal, contempla roteiros para os encontros, as celebrações e as reuniões de família. É o primeiro ano de preparação para a Crisma.

Confirmados na fé- A proposta deste livro é de ser uma ferramenta, uma ajuda para tornar a catequese menos escolar e abstrata. A centralidade na Palavra e as reflexões pretendem provocar o grupo a acolher o amor de Deus, revelado em Jesus Cristo, a viver um processo de conversão de vida digna de ser chamada "cristã" a celebrar o mistério desse amor na vida da Igreja e testemunhá-lo na sociedade. A catequese orientada para o sacramento da Confirmação deverá se tornar um autêntico "caminho" para quem deseja "tornar-se cristão". Ênfase no sacramento da Crisma.
O autor destes livros é Leomar Antônio Brustolin, fez a Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1993) e Doutorado em Teologia - Ponticia Università San Tommaso de Roma, Itália (2000). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente na pesquisa em Cristologia, Escatologia, Espiritualidade, Mariologia, Ensino Religioso, Catequese e Pastoral Urbana.

Para quem quiser saber mais abaixo está o link das Paulinas. Vale a pena conhecer e ter esta coleção na catequese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário