quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dinâmica santidade- adolescentes


  Quebra gelo: Prepare algumas etiquetas escritas com palavras que representam situações de pecados em nossa vida, ex: IMORALIDADE, GULOSO, CIUMENTO, BÊBADO, BRIGÃO, IDÓLATRA, LADRÃO, DROGADO,MENTIROSO, FOFOQUEIRO, INVEJOSO  e uma escrita SANTO. Faça uma roda com os participantes e peça para que fechem seus olhos para que você cole as etiquetas na testa de cada um. Bem, a partir de agora ninguém pode mais falar, apenas por gestos, de dois em dois, vão tentar representar para o colega o que está escrito na testa dele (somente com gestos). Depois de um minuto bate palma e é iniciando a fase de apresentação: os catequizandos tem que adivinhar  que estava escrito na sua testa a partir dos gestos feitos pelo colega .Depois peça que cada um veja sua etiqueta e inicie uma discussão:




Os papéis traziam situações de pecado. Na realidade de nossa vida essas situações estão presentes? Nos dias de hoje é fácil ser santo? Peça para a pessoa que estava com a etiqueta de santidade dizer como se sentiu no meio dos outros? O que é preciso para ser santo no dia de hoje?

Texto Bíblico: “Mas, como é santo aquele que vos chamou sede vós, também, santos em toda a vossa maneira de viver. Porquanto está escrito: sede santos, porque Eu sou Santo.” (I Pe 1:15,16)
 
Comentários: O Senhor diz que nós devemos ser santos em todo o nosso viver, isto é, em todas as áreas da nossa vida, porque Ele é santo. Dom Bosco, um grande santo da Igreja, nos ensina que para ser santo é preciso: estar sempre alegre, fazer o bem para todas as pessoas e fugir do pecado.






2 comentários:

  1. Adorei a dinâmica !! Muito Boa !! Usarei na perseverança ;)

    ResponderExcluir
  2. Também usarei, só que preferindo usar as situações que demonstram santidade, como AMOR, ALEGRIA, COMPREENSÃO, BONDADE, COMPAIXÃO, PERDÃO, SIMPATIA, HONESTIDADE. Gosto sempre de optar pela positividade porque alimenta o coração positivamente.

    ResponderExcluir