quarta-feira, 2 de novembro de 2011

História de Nossa Senhora Aparecida para as crianças


Para contar a história de Nossa Senhora Aparecida para as crianças utilizamos alguns objetos  que se assemelhem aos objetos presentes nos acontecimentos:
Olá, crianças! Hoje vamos aprender sobre a história de Nossa Senhora Aparecida! Todos atentos porque já vai começar!




(Retirar de uma caixa um pano azul que representa um rio)Há muito tempo atrás, antes de vocês terem nascido, havia uma cidadezinha que ficava perto de um rio muito limpo e cheio de peixes que se chamava Guaratinguetá.Iria passar pela cidade  uma visita muito importante,o Conde de Assumar.Por isso três pescadores receberam uma encomenda: teriam que pescar um peixe para esta visita e se não pescassem seriam presos. Mas naquele rio não estava dando peixe e agora, o que eles iriam fazer.


 Um dia ensolarado e bonito 3 pescadores foram pescar. Pegaram seu barco (retirar da caixa um barquinho de papel) e lá foram para o meio do rio Paraiba . Mas não haviam peixes! Tristes e já cansados, tentaram pela última vez (mostrar uma “rede”-que pode ser feita com rede de ovo- que simbolize a dos pescadores). Quando retiraram a rede havia nela a imagem do corpo de Nossa Senhora . Mas eles não deram muita atenção. Foi aí que uma coisa impressionante aconteceu: quando jogaram a rede mais uma vez, a cabeça do corpo que tinham pegado antes foi ‘pescada’! (mostrar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida dentro da rede). E neste momento, um monte de peixes começaram a aparecer ao redor do barco e saltar por todos os lados (colocar um monte de peixinhos de papel no pano azul e no barquinho, com N. Senhora Aparecida no meio do barquinho). Foi então que eles perceberam que a imagem era de Nossa Senhora e passaram a respeitá-la e amá-la. Um dos 3 pescadores, o Felipe Pedroso levou a imagem para sua casa (mostrar uma casinha) e lá várias pessoas passaram a rezar e fazer novenas em homenagem à Nossa Senhora, que recebeu o título de Nossa Senhora  Aparecida-por ter aparecido no rio. Durante todo esse tempo, por sua intercessão a Jesus  foi realizado muitos milagres. Deixa eu contar alguns pra vocês...





Teve uma noite (mostrar um desenho de lua e estrelas), que devo contar a todos que não tinha nem um pouquinho de vento, duas velas que iluminavam a Santa se apagaram de repente (mostrar uma vela acesa e apagá-la neste momento). Todos ficaram espantados e uma das pessoas que estavam naquele momento rezando pela Santa tentou acender as velas novamente. Mas antes que ela pudesse acendê-la, as velas se acenderam sozinhas! Este foi o primeiro milagre de Nossa Senhora.






Tem também a história do escravo Zacarias (mostrar um desenho de um escravo algemado). Zacarias era devoto de Nossa Senhora e uma vez, quando passava em frente á igreja que tinham construida para Santa, preso por grossas correntes (mostra uma algema ou uma corrente), pediu ao seu feitor que deixasse ele rezar à Nossa Senhora Aparecida. O feitor deixou e Zacarias se ajoelhou e começou a rezar. As correntes, que prendiam Zacarias, milagrosamente, se arrebentaram e libertaram Zacarias (se mostrar as algemas, abra-as para simbolizar a liberdade do escravo; se mostrar as correntes deixe-as caírem no chão para fazer barulho, simbolizando a liberdade).

Tem também a história de uma bela e adorável menina que havia nascido cega. E um dia, quando ela e sua mãe passeavam às margens do rio onde Nossa Senhora foi encontrada, a menina vira para sua mãe e diz: “Mamãe, como é linda essa igreja!”(no momento em que contar que a menina era cega peça às crianças que fechem os olhos e quando contar que a Santa curou a menina coloque uma imagem bem bonita da Basílica de Nossa Senhora Aparecida e peça que todos abram os olhos para ver algo parecido com que a menina viu naquele dia).

No começo, a imagem de Nossa Senhora ficava na casa de Felipe Pedroso, mas o número de pessoas que iam até lá para visitarem a Santa era tão grande, que foi preciso fazer uma Igreja tão linda como essa!

Vamos rezar então uma Ave Maria para agradecer o grande amor que Nossa Senhora tem por todos nós? (terminar com uma oração)

(Esta história foi retirada do blog da RCC Uberlândia e foi realizada na catequese em outubro em virtude da festa da Padroeira do Brasil)

Desenho para as crianças colorirem de Nossa Senhora Aparecida

14 comentários:

  1. Bem legal essa forma de contar a história de nossa querida mãe Aparecida.Sinta-se amada

    ResponderExcluir
  2. Muita boa a ideia, me ajudou muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que Nossa Senhora Aparecida abençoe todas as crianças.
    Amém

    ResponderExcluir
  4. Lindo,,gostei muito parabéns! DEUS ABENCOE

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Lindo,,gostei muito parabéns! DEUS ABENÇOE.



    ResponderExcluir
  7. Lindo,,gostei muito parabéns! DEUS ABENÇOE.



    ResponderExcluir
  8. Oi Jacqueline, gostei muito da sua história, e à usei em minha paróquia, durante essa semana que se passou, tivemos a visita da imagem da Mãe Peregrina, e com isso uma celebração Mariana, contamos a sua história, porem quem foi mostrando os itens, foram as crianças, ficou bem legal.
    https://www.facebook.com/ParoquiaMeninoJesusCacapava/photos/pcb.982449968528267/982448748528389/?type=3&theater.

    Ficou lindo, obrigada pela história.
    Talita - Catequista da Paroquia Menino Jesus de Caçapava/SP

    ResponderExcluir
  9. EU, AMEI ENCONTRAR SEU BLOG... QUE A MÁE APARECIDA TE PROTEJA SEMPRE.

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso trabalho! Obrigada pela partilha. Bom trabalho!😚

    ResponderExcluir
  11. Simples e muito fácil de os catequisandos fixarem a bela história de N. Sra Aparecida. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  12. Que blog mais fofo! Linda ideia para contar a história de N.Sra Aparecida, parabéns.

    ResponderExcluir